Prefeitura realiza a 1º Mostra de Teses e Dissertações do Programa Qualifica

Amazonas Cotidiano Destaques

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 29/8, no auditório professor doutor Milton Melo dos Reis Filho, da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, a 1ª Mostra de Teses e Dissertações, com o tema “Qualificação: oportunidade de formação, valorização e promoção do profissional do magistério”.

A atividade faz parte do Programa Qualifica, que é uma das ações que compõem o Programa de Formação Permanente dos Profissionais da Educação da Semed/DDPM, destinado à capacitação em nível de pós-graduação “stricto sensu”, Mestrado e Doutorado, para servidor docente e pedagogo, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelos parâmetros legais que regulamentaram o programa.

“Isso vai contribuir para educação dos alunos que atendemos e, consequentemente, para toda rede, pois com isso teremos profissionais mais qualificados. E a Semed, em nome do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, os parabeniza por todo esforço e dedicação, por terem aceitado esse desafio, chegando até o fim com a conclusão das suas dissertações e teses”, enfatizou o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar.

O Qualifica tem como objetivo propiciar aos servidores efetivos docentes e pedagogos uma política de qualificação condizente com os interesses e a necessidade da rede municipal de ensino, visando garantir um processo de melhoria do desempenho institucional, além de estimular os professores da Semed a buscarem o desenvolvimento profissional, por meio do investimento em qualificação científica e tecnológica, em cursos reconhecidos de mestrado e doutorado.

De acordo com a chefe da DDPM, Inez Alcântara, a Mostra teve a intenção de socializar as pesquisas desenvolvidas pelos profissionais do magistério liberados para fazer a qualificação. “A ideia de fazer a socialização dos trabalhos de pesquisa desses professores é exatamente para que a comunidade aqui da DDPM e os outros professores também tenham conhecimento, tenham retorno das pesquisas que foram realizadas”, disse.

O programa Qualifica foi regulamentado em 2008 na rede municipal e passou por ajustes para se aperfeiçoar e, assim, poder apoiar mais professores do município de Manaus a concluir cursos de mestrado e doutorado, sem que houvesse desconto em seus salários. Segundo a professora mestra Rosana Trindade, que agora é Mestra em Educação, isso foi um alívio, poder estudar sem prejudicar o sustento de sua família.

“Fiquei muito tranquila durante meu mestrado, porque sabia que meu salário e meu trabalho estavam preservados. Isso foi um amparo e me impulsionou a estudar, a não desistir e focar mais. E agora me sinto mais preparada e capacitada para estar em sala de aula com meus alunos. Por isso, só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida e a nossa secretária Dulce Almeida pela preocupação com os educadores da rede municipal de ensino”, agradeceu a mestre em educação.

Trabalhos

Nesta etapa, quatro trabalhos acadêmicos foram apresentados: o trabalho de doutorado “Representações Sociais do Professor na Educação Infantil na Rede Pública do Município de Manaus”, do professor doutor João Silva Junior, lotado na DDPM;  o trabalho “Geografia e Literatura: A Geograficidade dos Alunos do Ensino Fundamental percebida nas crônicas literárias como linguagem para o estudo do lugar e das paisagens de Manaus”, elaborado pela professora mestra Elda Teixeira da Silva; “O Currículo da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Manaus e a Educação em Ciências; trajetórias construídas e em construção”, feito pela professora mestra Helane Mary Prado, formadora da educação infantil da DDPM e “Violência Sexual contra crianças na idade de pré-escolar: em foco a percepção das gestoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da cidade de Manaus/AM”, escrito pela professora mestra Rosana Trindade de Matos, educadora do Cmei Madre Ana Rosa Gattorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *