Diabetes gestacional será discutida em webconferência realizada pela Prefeitura de Manaus

Amazonas Destaques


O diabetes gestacional será o destaque da conferência virtual Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS) da próxima quinta-feira, 1º/9. A iniciativa é da Prefeitura de Manaus, para fortalecer o processo de educação permanente dos servidores da saúde,  mas que também conta com a participação do público em geral por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/esap-semsa.

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a webconferência terá início às 14h, com a participação do médico obstetra Carlos Henrique Freire, que atua no Ambulatório de Alto Risco Araújo Lima e que também é professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Profissionais de saúde da Semsa também irão contribuir com o tema, para reforçar os cuidados com a alimentação, como é o caso da nutricionista Lia Ferreira, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da secretaria, e dos enfermeiros obstetras Gerda Coelho e Edilson Albuquerque, que atuam como técnicos na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher.

Alto risco

O pré-natal de alto risco abrange cerca de 10% a 15% do total de gestações, daí a necessidade de ser mantida a vigilância constante, a fim de reduzir a morbimortalidade materna e perinatal nesse grupo. Dentre as morbidades que levam à estratificação de alto risco, as mais prevalentes são diabetes mellitus, diabetes mellitus gestacional, hipertensão crônica e síndrome hipertensiva específica da gestação.

O diabetes em gestantes pode ocasionar severas complicações como óbito fetal, malformações congênitas, parto prematuro, aumento da probabilidade de ocorrência de parto cesárea, hipoglicemia do recém-nascido após o nascimento, aumento do risco de obesidade na infância e adolescência, dentre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *