Prefeitura orienta permissionários da praça da Glória sobre boas práticas na produção de alimentos

Amazonas Cotidiano Destaques

Permissionários da Prefeitura de Manaus, que trabalham na praça de alimentação localizada na avenida Presidente Dutra, no bairro da Glória, zona Oeste, assistiram, na tarde de quarta-feira, 28/9, à palestra “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”. Coordenada pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a capacitação aconteceu no auditório da galeria dos Remédios, no Centro.

A praça de alimentação da Glória há muito necessitava ser revitalizada e o prefeito David Almeida, sensível a isso, determinou a realização da obra. E, além de cuidar da infraestrutura, se preocupou, ainda, em preparar as pessoas que lá trabalham para esse novo momento. E, nessa palestra, foram repassadas as orientações sobre o correto manuseio e preparo dos alimentos”, explicou o secretário da Semad, Ebenezer Bezerra.

Ao todo, 25 profissionais que atuam nos boxes da praça fizeram a capacitação, que foi solicitada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), como parte da preparação desses profissionais para a oferta de serviços de qualidade à população. A praça está sendo revitalizada pela prefeitura. O projeto prevê a ampliação dos boxes, a retirada de bancos, a implantação de paisagismo, limpeza e sanitização da área.

O titular da Semacc, Wanderson Costa, lembrou que a praça de alimentação da Glória há muitos anos estava esquecida e que as pessoas precisavam de uma motivação para realizar seu trabalho da melhor forma possível.

“Mais importante do que a revitalização é o fato de que essas pessoas vão poder voltar para o seu local de trabalho tendo um espaço novo, limpo, e acima de tudo, qualificadas na manipulação de alimentos, sobre como eles podem abordar os clientes. Nós buscamos a Espi/Semad, que é uma grande parceira na implementação de cursos e qualificação e prontamente eles estenderam a mão para a Semacc. São 25 permissionários, contando com os ajudantes, que participaram desse curso”, destacou.

O Chef Ramiro Hitotuzi Gomes, graduado em Gastronomia Regional, com pós-graduação em Docência do Ensino Superior foi o palestrante contratado pela Espi. Ele abordou os temas: “Como produzir um alimento seguro nos serviços de alimentação”; “Hábitos proibidos durante a manipulação de alimentos”; “Ambientes seguros”; “A importância da higiene e saúde dos manipuladores de alimentos”; “Conceitos e diferenças: Manual de Boas Práticas (MPB) e Procedimento Operacional Padrão (POP)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *