Prefeitura de Manaus anuncia lançamentos de programas de qualificação e inovação durante a 9ª edição do FOPAZFM

Amazonas Destaques

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), anunciou nesta quarta-feira, 24/8, o lançamento dos programas “English Manaus” e “Mais Inovação 2022”, durante a 9ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado na avenida Joaquim Nabuco, no bairro Centro, zona Sul da capital.

O evento contou com a participação de representantes dos três pilares da Zona Franca de Manaus (ZFM): comércio, indústria e agricultura. A solenidade foi presidida pelo titular da Semtepi, Radyr Júnior, que destacou as pautas discutidas nas sessões anteriores e os próximos lançamentos voltados para o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação.

“Hoje, nós estamos lançando dois projetos importantes de qualificação, que são o ‘English Manaus’ e o ‘Mais Inovação’. Por meio disso, nós vamos potencializar ideias e negócios, além de dar uma grande oportunidade para capacitação profissional, dos permissionários de Manaus, com um curso completo de qualificação para negócios”, enfatizou Radyr.

O edital completo dos dois programas deve ser lançado nos próximos dias. O programa “English Manaus” vai beneficiar 2 mil empreendedores permissionários, com curso on-line de inglês, com metodologia adaptada para negócios, com duração de 19 meses. Já o “Mais Inovação 2022”ampliou o número de vagas para 520, com cinco lotes, distribuídos em Curso Básico de Programação, Pré-aceleração de Startups, Formação C-Level, eventos de Inovathon e introdução ao mercado de Games.

FOPAZFM

Nessa 9ª edição do Fórum, também foram discutidos assuntos referentes à criação de uma lei municipal de incentivos fiscais para as indústrias da Zona Franca de Manaus. Segundo o subsecretário da Semtepi, Gustavo Igrejas, o projeto de incentivos é inédito para a capital, e vem sendo construído juntamente com a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

“A pauta principal que vamos discutir é a criação de uma lei municipal de incentivos fiscais, agregando a legislação da Zona Franca de Manaus, que é o decreto-lei nº 288 de fevereiro de 1967, onde afirma que serão criados incentivos fiscais municipais. Até então, não há nenhum estudo voltado para isso. Mas agora, a Prefeitura de Manaus vai dedicar os esforços para fazer cumprir esse ponto tão importante”, afirmou Igrejas.

Conforme o cronograma de atividades, a próxima reunião do FOPAZFM está prevista para ocorrer no mês de outubro deste ano, com os representantes dos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *