Unidades de saúde da Prefeitura de Manaus intensificam cuidado com idoso na semana ‘Envelhecer com Saúde’

Amazonas Cotidiano Destaques

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Manaus estão intensificando o cuidado com o idoso durante a semana “Envelhecer com Saúde”, iniciada nesta segunda-feira, 26/9. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue até o dia 1º de outubro, quando é celebrado o Dia do Idoso.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Maria Eliny Rocha, informou que a secretaria decidiu ampliar as atividades relacionadas à data por toda a semana, facilitando o acesso desse público aos serviços ofertados na Atenção Primária.

“As unidades de saúde estão orientadas a captar esse público e intensificar as ações que a gente já disponibiliza durante todo o ano. Essas pessoas estão sendo encaminhadas para uma avaliação de saúde, para aferir a pressão, realizar o exame de glicemia, verificar a situação vacinal, situação odontológica, entre outros”, contou Maria Eliny.

Ela destacou ainda que o acompanhamento constante nas unidades de saúde, para consulta médica ou de enfermagem, também é importante nesse período da vida, para que os profissionais possam identificar as necessidades do paciente, e encaminhá-lo de forma adequada.

As pessoas idosas também devem ter atenção ao calendário vacinal, pois devem tomar a vacina contra a influenza anualmente, vacina contra difteria e tétano a cada dez anos, e a vacina contra pneumonia conforme orientação do profissional médico.

Sensibilização

Maria Eliny ressaltou que um dos esforços da semana “Envelhecer com Saúde” é estimular que a sociedade como um todo adote hábitos saudáveis, pois o envelhecimento é um processo que começa no planejamento familiar e acompanha todas as fases da vida, desde a infância.

“Estamos sensibilizando a todos de que é necessário ter hábitos saudáveis, evitar fumo, evitar bebida alcoólica, realizar atividade física de forma rotineira, ter uma alimentação balanceada, ter hidratação adequada, entre outras medidas. Isso vai contribuir para um envelhecimento saudável, ou seja, chegar aos 60 anos de idade ou mais sem nenhuma comorbidade ou problema de saúde que vá impactar sua funcionalidade”, explicou Maria Eliny.

A Semsa também trabalha para orientar os familiares que precisam se adequar para responder às necessidades de idosos que precisam de um cuidado maior, além de oferecer assistência a domicílio por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *