Prefeitura prepara ações do ‘Setembro Amarelo’ para mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio

Amazonas

A Prefeitura de Manaus está preparando uma série de ações a serem desenvolvidas durante o “Setembro Amarelo”, que terá início na próxima quinta-feira, 1º/9. O objetivo da campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é mobilizar e sensibilizar toda a sociedade sobre a prevenção ao suicídio.

As atividades serão realizadas de forma intersetorial, incluindo agentes da área da Educação e Assistência Social, com rodas de conversa, treinamentos, exibição de filmes temáticos e ações educativas junto à população. O movimento, proposto inicialmente pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), ocorrerá em todo o Brasil.

“Embora seja um fenômeno complexo e multifatorial, o suicídio é também uma questão de saúde pública, sendo possível sua prevenção por meio do reconhecimento dos fatores de risco e adoção de medidas para reduzi-lo. A Semsa irá promover encontros que fomentem a discussão sobre o assunto e levem informação sobre a oferta de serviços de ajuda disponíveis”, explicou a chefe da Divisão de Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Jeane Leite.

Jeane informou, ainda, que a campanha “Setembro Amarelo”, cujo tema este ano é “A vida é a melhor escolha”, possibilita a desmistificação do tema e um alerta de que pessoas em sofrimento precisam de cuidado especializado. No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Abertura

A abertura da campanha será realizada pela Semsa no dia 1º/9, das 8h às 12h, com uma mesa-redonda para apresentação de reflexões de cada contexto e estratégias para enfrentamento ao suicídio. O evento será promovido no auditório Naíde Lins, na Unidade 1 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizada na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Chapada.

A Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) irá emitir um certificado de participação no evento de 4 horas, e as inscrições prévias devem ser feitas por meio do formulário Google Forms, no link https://forms.gle/YghEk8wPEHbHs1ym6.

A abertura será promovida pela Semsa em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde (SES), o Centro de Valorização da Vida (CVV), e instituições de ensino superior dos setores público e privado.

Programação

Jeane Leite informou que a programação do “Setembro Amarelo” será desenvolvida em ambientes virtuais, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As ações incluem rodas de conversa, construção de painel, atividades recreativas, distribuição de folders e exibição de filmes temáticos. Também haverá atividades educativas voltadas aos profissionais de saúde, para reforçar os métodos adequados de intervenção que devem ser trabalhados com os pacientes.

“Também vamos destacar o uso da Ficha de Notificação de Violências nas unidades, para aperfeiçoar o monitoramento desses casos, visto que a tentativa de suicídio é um dos principais fatores de risco para outra tentativa e para o próprio suicídio. Essa ferramenta contribui com o planejamento de intervenções adequadas e elaboração de políticas públicas para o enfrentamento dessa problemática”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *