Prefeitura de Manaus implanta Ponto de Entrega Voluntária em ‘rip-rap’ do bairro Redenção

Amazonas Cotidiano Destaques

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), entregou, nesta sexta-feira, 26/8, mais um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) à população. O novo espaço de coleta seletiva está localizado no beco Del Rei, no rip-rap da comunidade do igarapé do Gigante, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste.

Para o coordenador da coleta seletiva da Semulsp, Luiz Paz, o novo PEV na comunidade vai contribuir para que os moradores façam o descarte dos resíduos recicláveis e colaborar na renda das famílias que reciclam o material.

“Os PEVs ajudam no descarte correto de resíduos recicláveis, como papel, plástico e outros materiais. Manaus possui mais de 35 PEVs espalhados em diferentes zonas da cidade. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário municipal de Limpeza Urbana, Altervi Moreira, é chegar aos 50 pontos de coleta seletiva até dezembro deste ano, deixando nossa cidade mais limpa”, destacou.

Para Cristine Rescarolli, superintendente de Cidades Sustentáveis da FAS, a parceria com a Prefeitura de Manaus vem somar na reciclagem e renda das famílias do bairro.

“Atualmente, temos um programa de resíduos em que levamos para a comunidade a conscientização sobre a separação dos resíduos e o descarte correto. E a parceria com a prefeitura é essencial, porque a comunidade consegue se mobilizar até certo ponto e a parceria continua em outro ponto, e leva os resíduos para associações de catadores”.

Na área, funciona o Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (Reusa) e o  ‘Rip Art’, com o objetivo de gerar renda aos moradores. Atualmente, o projeto que é braço forte do Reusa, alcança 40 famílias do bairro, com capacitação profissional, artesanato, reciclagem e conscientização ambiental.

Cristina Pereira da Silva, presidente dos projetos, agradeceu pelo apoio da Prefeitura de Manaus, tanto na limpeza da área como no incentivo à reciclagem.

“Esse PEV vem nos beneficiar, pois vamos ter onde coletar as garrafas. Então, não vamos precisar coletar na rua para fazermos nosso trabalho, é só a comunidade depositar as garrafas no PEV e a gente pega e faz o nosso trabalho de reciclagem”, destaca.

A Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), realiza campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta, e por meio de redes sociais e ampla mídia. A secretaria também conta com o grupo “Garis da Alegria”, que colabora com a campanha, inclusive, com ações nas escolas municipais e estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *