Prefeitura de Manaus discute detalhes da corrida ‘Manaus em Movimento’ que deve acontecer no fim de setembro

Amazonas Cotidiano Destaques

Técnicos da Prefeitura de Manaus que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e integram a comissão organizadora da primeira corrida de rua “Manaus em Movimento”, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 9/9, na sede do órgão, para acertar detalhes do evento, que acontece no próximo dia 24, no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste.

A corrida é uma das estratégias da Prefeitura de Manaus para incentivar a atividade física como medida de promoção da saúde em todas as idades.

De acordo com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a corrida foi idealizada com o apoio do prefeito David Almeida e deve se tornar um evento permanente da saúde municipal, devendo acontecer todos os anos no mês de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

“A corrida deve incentivar as pessoas a melhorar a qualidade de vida por meio do esporte. A gente sempre bate nessa tecla, que a atividade física pode ser o melhor remédio que não vende em farmácia, para evitar várias doenças, por isso estamos empenhados em inserir essa prática esportiva no nosso calendário”, observou Shádia.

Detalhes dessa primeira edição da corrida, como período de inscrição, entrega de kits e medalhas, circuito e atividades complementares foram discutidos durante a reunião com a comissão organizadora para consolidação e divulgação ao público, no início da próxima semana.

Shádia destacou que a corrida terá o percurso único de cinco quilômetros e as inscrições serão gratuitas, sendo solicitado ao corredor apenas a doação de um item básico de alimentação a ser destinado a instituições filantrópicas.

“A Semsa deu início aos preparativos da corrida ainda no mês de abril e agora estamos na reta final para que o evento seja realizado com a maior qualidade possível e com ampla participação de jovens, adultos e idosos”, disse a secretária, enfatizando que a promoção da saúde, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsabilidade do município, a quem cabe a Atenção Primária.

Para reforçar a relação entre atividade física e saúde, a Semsa irá montar, em área próxima da largada da corrida, estandes integrativos para levar informações ao público sobre a relação entre exercício regular e bem-estar físico e mental. Também serão oferecidos serviços como medição de pressão arterial, cálculo de IMC e vacinação.

— — —

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *