Prefeitura de Manaus constrói rip-rap de 1.200 metros em igarapé no bairro Armando Mendes

Destaques Manaus

Um igarapé de aproximadamente 800 metros de extensão, localizado na rua Doutor Resende, bairro Armando Mendes, zona Leste da capital, recebe os serviços manutenção de dragagem profunda, desassoreamento do igarapé e contenção das margens pela Prefeitura de Manaus, com a implantação de 1.200 metros de rip-rap, que irá conter o desbarrancamento na área.

De forma emergencial, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com 15 servidores, está trabalhando nesta terça-feira, 30/8, recuperando, pelo menos, três grandes pontos de contenção que estavam em risco de desmoronar, devido às infiltrações e à falta de manutenção na área. A construção do rip-rap proporcionará a estabilização do talude, em uma ação em que vão ser utilizadas aproximadamente 3.200 sacas, com a mistura de areia com o cimento, uma técnica eficaz, utilizada para proteger e conter as rupturas na encosta.

De acordo com o fiscal da Seminf, Pio Silva, serão 600 metros de rip-rap em cada margem do igarapé que, depois de molhados, viram uma contenção concretada e segura que evita desmoronamentos.

“O risco era real, se não tomássemos providências rápidas, as residências estariam comprometidas e as vidas das pessoas em risco. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, é devolver a segurança aos moradores que estavam há tempos morando em área considerada de risco, agora, com essa obra, o local vai ficar seguro para todos”, explicou Silva.

O aposentado Antônio do Amaral mora no entorno do igarapé há 15 anos e sofria a cada chuva, com medo de ter a sua casa atingida, pois o barranco ia aumentando com as caídas das terras.

“Há pelo menos uns seis anos, conseguimos perceber a erosão e o risco que estávamos correndo, mas muitas pessoas, assim como eu, não têm outro lugar para ir. O jeito foi esperar e não perder a fé. Nem acredito que esse dia chegou e fico aqui na minha cadeira de balanço só olhando esse trabalho tão importante que a prefeitura está realizando aqui, estou feliz”, afirma Antônio.

Com a execução das obras, a água das chuvas vai ter uma vazão melhor, evitando transtornos para todos os moradores, pois a contenção com rip-rap impedirá que a água avance para as casas construídas nas margens. Essas ações são necessárias para levar segurança e mais qualidade de vida aos moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *