Prefeitura de Manaus comemora semana do envelhecimento saudável com atividades lúdicas

Amazonas Cotidiano Destaques

“Quer envelhecer bem? Então, mexa-se”. Com este tema, a Prefeitura de Manaus vem provendo, ao longo da semana, uma programação especial voltada aos idosos assistidos pelos distritos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com foco na prática de exercícios físicos e atividades lúdicas. A proposta é reforçar que a porta de entrada para ter qualidade de vida na terceira idade é a atividade física.

A programação, que contempla rodas de conversa, dança circular, exercícios físicos, dinâmicas de grupo e atividades lúdicas, faz parte da Semana Envelhecer com Saúde, evento realizado pela Semsa, para marcar o Dia do Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, com o intuito de promover o protagonismo da pessoa idosa valorizando sua experiência e respeitando sua contribuição social.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Ajuricaba, localizada no conjunto Ajuricaba, no bairro Alvorada, na zona Oeste, foi contemplada nesta quarta-feira com a apresentação do Grupo Bom Viver, que reúne 30 idosos que utilizam o espaço do estabelecimento de saúde para realizar suas atividades. 

A diretora da unidade, Nair Costa, explicou que o grupo existe há 22 anos e se reúne na unidade três vezes por semana para fazer atividades físicas e outras dinâmicas que tem o objetivo de trabalhar a saúde física e mental da pessoa idosa.

As atividades realizadas pelo Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa contaram com palestras, rodas de conversa, atividades físicas, música e dança.

“Estamos na Semana Envelhecer com Saúde e hoje foi um dia especial com apresentação dos idosos que mostraram muita alegria e participaram de uma extensa programação especialmente elaborada para eles. Ficamos muito felizes com essa apresentação”, acentuou Nair. 

A idosa Anita de Souza Abreu, de 91 anos, era uma das mais animadas do grupo, dançando e cantando. Ela disse que frequenta o grupo desde o início das atividades e que sua rotina é muito boa, porque participa ativamente de todas as ações.

“Gosto de fazer educação física com os professores. É muito importante para gente participar desse grupo. Eu me considero muito feliz. Venho aqui na segunda, quarta e sexta-feira e me sinto muito bem”, ressaltou a idosa.

Já a idosa Claudete Gomes, que completou 85 anos no último sábado, dia 24, gostou tanto da programação, que fez um show à parte cantando a música “Dez anos”, conhecida pela voz de Gal Costa, ganhando muitos aplausos dos servidores da unidade e dos demais participantes do grupo Bom Viver.

“Eu gosto muito daqui do grupo, porque brinco, danço e canto. Todo mundo precisa fazer exercício para poder ter saúde e viver bem”, comentou Claudete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *